HISTÓRIA
Uma breve relato da Semana Restaurativa ao longo dos tempos.
A Semana Restaurativa baseia-se em um movimento internacional, com origens remotas no sistema penitenciário da Inglaterra ( Semana do Presidiário, desde 1976), posteriormente incorporado pelo serviço penitenciário do Canadá ( a partir de 1996) como Semana da Justiça Restaurativa, e assim promovido, sob diferentes formas de organização, quando não mesmo sem organização nenhuma, em dezenas de países.
No Brasil, a Semana foi promovida nacionalmente em 2015, sob o patrocínio da Associação dos Magistrados Brasileiros, como parte das celebrações do então 10o aniversário da introdução da Justiça Restaurativa no país, em eventos que contaram com a presença emblemática do Prof. Howard Zehr, um dos principais formuladores teóricos desse novo modelo de Justiça. Desde então, a exemplo do que ocorre em diversos países, continuam ocorrendo ações isoladas ou regionalizadas no país, sem, porém, alguma referência que concentre e reforce a sinergia entre todas.
Nesta Semana Restaurativa do Brasil 2020, a intenção é realizar um movimento que possa reunir vários atores, institucionais e individuais, abrindo um espaço na web para registro, impulsionamento e visibilidade a estas ações.