Projeto Semana Restaurativa do Brasil 2020
Período de Realização:
Em 2020, de 16 a 22 de novembro
Anualmente na 3ª Semana de Novembro
Objetivo Geral:
Promover as Celebrações da Semana da Justiça Restaurativa, na 3a. Semana de Novembro, a exemplo do movimento internacional.
Objetivos Específicos:
Articular conjunto de instituições que promovem e apoiam a difusão da Justiça Restaurativa no Brasil
Criar espaço virtual referência para estimular e dar visibilidade às ações da Semana Restaurativa realizadas por indivíduos e instituições relacionadas
Prover materiais informativos, de orientação e de divulgação para ampliar as campanhas
Apoiar a visibilidade das ações compiladas, em seu conjunto ou individualmente, de modo a ganhar sinergia e difusão para a justiça restaurativa.
Estimular que as entidades parceiras repliquem conteúdos, ampliando sua divulgação através das suas páginas da internet e das redes sociais
Ações a serem divulgadas:
Ações presenciais ou on line relacionadas especificamente à Semana Restaurativa, como palestras, seminários, cursos, lives, projeções de filmes, debates, aulas, lançamento de livros, homenagens, concursos, premiações.
Articulação das Parcerias Institucionais:
Comissão Executiva a cargo de um Comitê representando as instituições autoras da iniciativa:
AJURIS – Escola da Magistratura
Associação Terre des hommes Lausanne no Brasil
Círculos em Movimento – Construindo Comunidades Escolares Restaurativas
Grupo Gestor da Justiça Restaurativa – Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP
Proposta de novas parcerias institucionais mediante inscrições no website, implicando adesão aos termos deste projeto, cujo teor servirá como regulamento.
O coletivo institucional, e assim a Comissão Executiva, deverãos ser expandidos e/ou revezados conforme ajustes para as programações dos anos posteriores, pelo conjunto dos parceiros autores da iniciativa e os novos parceiros admitidos.
Casos omissos serão deliberados pela consideração da Comissão Executiva.
Registro de Iniciativas da Semana (publicações a serem veiculadas):
Pessoas e instituições poderão solicitar autorização para postarem suas iniciativas através de um grupo no Facebook, criado e administrado pela equipe da plataforma Círculos em Movimento e sob supervisão da Comissão Executiva.
A Comissão Executiva designará voluntários para integrarem um Comitê de Postagens, responsável pela inscrição e admissão dos interessados nas postagens, bem como para apreciação da pertinência e validação dos conteúdos.
Em caso de dúvida ou em casos omissos o Comitê de Postagens ouvirá a Comissão Executiva, que deliberará a respeito.
Execução e Custos:
Para promoção da Semana, na edição 2020, para a criação dos espaços de referência na internet (site e Facebook) será adotada solução técnica simplificada, mediante a construção de site gratuito e página de grupo no Facebook, a cargo da equipe de suporte do Projeto Plataforma Círculos em Movimento, inclusive o processamento das demandas por inclusão de parceiros institucionais (logomarcas) e individuais (registro de projetos no site e credenciamento para publicação no grupo do Facebook).
Em edições futuras, a ser reavaliado, buscando eventuais soluções de maior qualificação e eficiência.
Com relação às ações locais, todas as responsabilidades pela execução e custos estarão a cargo de cada pessoa ou instituições participantes.